Há que senti-la, e contempla-la... física ou não. Muda e sem sabor, sofrida como sempre, na musica, num olhar, num esforço, numa lágrima, na desilusão, na injustiça, solitária ou solidária, minha ou tua. Daquele ou do outro, e se puder aprender com ela não é que até pode ser um prazer.
4 comentários:
“…e se puder aprender com ela não é que até pode ser um prazer.”
Hum… aqui não sei se concordo … por mais que concorde que se deve tentar aprender com tudo na vida, daí a dizer que a dor seja um prazer…
É quase impossível viver-se sem experienciar a dor em alguma das formas que pode tomar… será isso que dizes aqui? Que é experimentando que se aprende a viver?
FATifer
Com a dor, seja ela de que forma for , aprendo , escolho aprender, se tenho que a suportar ao menos que aprenda, e há muito com que aprender com ela...
Não estou a falar da dor gratuíta nem da dor auto-infligida, faz parte da vida a dor e sofrer com ela, acontece que nos magoamos se queremos viver a vida em pleno, se fugimos dela só nos iludimos.
Desde o nascimento que não fazemos outra coisa a não ser aprender a viver em pleno.
Aprender com a dor para mim é um prazer porque acho que cresço interiormente. A perspectiva deixa de ser banal e unilateral torna-se mais alargada, e essa visão das coisas que a dor me proporcionou é que é para mim um prazer.
Deixo de temer a morte porque já não sou tão egoista, e sei tirar melhor partido de coisas como o Amor, é esse o prazer que falo, é um prazer que vem depois...
"É quase impossível viver-se sem experienciar a dor em alguma das formas que pode tomar… será isso que dizes aqui? Que é experimentando que se aprende a viver?"
Sim é.
Acho que se faz um esforço gigantesco nesta sociedade para adormecer ou esquecer a dor, e isso faz com que tudo seja entediante , até o prazer.
"Porque o que mais custa a suportar não é a derrota ou o triunfo, mas o tédio, o fastio, o cansaço, o desencorajamento. Vencer ou ser vencido não é um limite. O limite é estar farto... " Virgílio Ferreira
Ela, a dor, só nos torna mais fortes!
;)
Obrigado por explicares mas parece que tinha entendido…
“Acho que se faz um esforço gigantesco nesta sociedade para adormecer ou esquecer a dor, e isso faz com que tudo seja entediante , até o prazer.”
Como eu queria poder dizer que estás errada mas, infelizmente, esta frase está tão adequada à nossa realidade que até assusta :(
… e ainda complementas com Vergílio Ferreira… se dúvidas houvesse…
Não há dúvida que o Afonso Sade resumiu muito bem. En anglais: what does not kill us will only make us stronger! ;)
FATifer
Postar um comentário