Dentro dos 7 pecados capitais, são eles, como todos sabem, Gula, Luxúria, Avareza, Ira, Soberba, Vaidade e Preguiça. Onde se encontra a Virtude ?
Uma pessoa que abstem-se dos pecados capitais e despreza tudo o que é real e corpóreo , n estará ela a cometer também um pecado ?
Não estará também a renegar a sua condição de estar vivo?
Todos nós sabemos, decerto, de inumeros exemplos de pessoas que exageram, e quando uma pessoa exagera dá-se mal...Não será o Exagero o verdadeiro pecado capital ?
Mas agora sem cenas , é tão bom viver não é ? :D
7 comentários:
Tudo depende do ponto de vista e da interpretação que lhe quisermos dar. A gula de uma pessoa pode ser entendida como uma coisa perfeitamente natural para outra... acho que é mesmo o exagero que referes que nos leva aos pecados capitais.
Ora como no meio é que está a virtude, e segundo a tua sequência, a ira será a virtude...
;)
Lol afonso não era assim tão literal , mas as virtudes são 7 tantas como os pecados :
Castidade
Generosidade
Temperança
Diligência
Paciência
Caridade
Humildade,
E acho também que se formos virtuosos demais cometemos um pecado, porque é exagerado.
Hum… pecados, virtudes… não ligo por aí além. Sim há sempre a pressão social desta sociedade cristã num estado que se diz laico… mas tento apenas sentir-me bem comigo e com o que faço… rótulos, deixo para os outros…
Concordo que tudo o que é em exagero não será bom mas há certos exageros que só vejo como imagens poéticas, como o excesso de amor ou de tristeza… será que estou errado?
“Mas agora sem cenas , é tão bom viver não é ?”
É!
FATifer
Fatifer, as pressões sociais são muitas, infelizmente nem todas têm os mesmos propósitos que a religião cristã , pelo contrário . Instiga-se ao consumismo, e ao capitalismo, e na televisão somos bombardeados sempre com as mesmas mensagens :"se comprares vais-te sentir melhor não porque és melhor, mas porque consegues comprar as coisas que outros não conseguem comprar" enfim , e concordo contigo o que interessa é sentirmo-nos bem conosco próprios.
Quanto ao excesso de amor e ao excesso de tristeza , não acho que os poetas pequem por serem uns sentimentaloides que gostam de explorar as suas emoções, aliás era esse o meu dilema desde o início, onde está a virtude? Será que a virtude está nas obras que eles deixam ?
E já agora:
Quem me dera que eu fosse o pó da estrada
Quem me dera que eu fosse o pó da estrada
E que os pés dos pobres me estivessem pisando...
Quem me dera que eu fosse os rios que correm
E que as lavadeiras estivessem à minha beira...
Quem me dera que eu fosse os choupos à margem do rio
E tivesse só o céu por cima e a água por baixo...
Quem me dera que eu fosse o burro do moleiro
E que ele me batesse e me estimasse...
Antes isso que ser o que atravessa a vida
Olhando para trás de si e tendo pena...
Alberto Caeiro
Alberto Caeiro… hum… delicioso… este acho que nunca tinha lido. Obrigado por mo mostrares.
Podia dizer-te que acho que a própria religião cristã desvirtua ou renega os seus supostos propósitos nobres… mas ensinaram-me a não insultar um anfitrião e estando eu na tua casa… fico com a sensação que consideras a minha frase ofensiva ou não?
Em todo o caso é 6ªf à tarde, estou cansado, e não me parece o local mais apropriado para entrar neste debate, fico por aqui no que toca às minhas ideias sobre a religião cristã.
Quanto à tua dúvida de “onde está a virtude?” digo-te que, na minha opinião, está onde a encontrares… tal como a beleza, por exemplo, são conceitos em que será muito discutível se são absolutos, isto é, se se poderá dizer que isto é a virtude e todos têm de concordar com isso.
Será que concordas comigo?
Beijinhos e bom fds,
FATifer
Nada disso Fatifer , pelo contrário , aprecio muito que digas a tua opinião porque és absolutamente sincero, não fico nada ofendida , sinto-me honrada até por comentares aqui neste espaço :)
No fundo , se calhar a Virtude está na razão aliada ao coração do Homem, será ?
E a Beleza está em todo o lado basta sermos capazes de a contemplar.
a Virtude está em articulá-los a todos....
Postar um comentário