BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

29/09/2008

"Ná" me parece que merecam respeito


Num destes dias depois de calcorrear as ruas de Sintra com um amigo à chuva , fomos para a estação apanhar o comboio , era 00:20 e o comboio era às 00:47 , estava um puto com os seus ... vá 21 anos, a tentar pagar o bilhete na máquina com o seu cartão Mb , e não deu , não porque ele n tinha dinheiro no cartão, mas porque a máquina n permitia fazer essa operação (a ideia de depender de uma máquina é uma ideia de merda que o homem inventou, a "máquina tem sempre razão" foda-se não tem nada, às vezes tem um circuito queimado etc, razão pfff estão mesmo a denegrir a razão do homem com a razão da máquina).

Depois de meter conversa com o rapaz (porque é socialmente aceite meter conversa nessas situações loool ) reparei no que ele vestia e usava como acessórios, era o típico-freak-yuppy-gay ou bi (adoro rotular merdas que gostam de se auto-rotular) cheio de merdas na cabeça, mas mesmo assim riu-se da alegada piada que contei que foi :

- E se desses um pontapé na máquina ?

É óbvio que a máquina não iria responder ,ela é um objecto, porque não ? Talvez alguma da raiva fosse descarregada terapeuticamente numa coisa de jeito :/ ... Mas não, aquele gajo não se enfurece com nada, nem que o pai lhe desse a mesada em troca de lhe enfiar uma courgette no rabo todos os dias .
Continuando, uma vez que ele expressou o desejo de fazer uns 200 metros ao Mb mais próximo eu sugeri que não pagasse o bilhete (de qualquer forma àquelas horas duvido que haja alguém competente ou minimamente sóbrio a fiscalizar) ao que o beto gay amedrontado, vazio mas ainda assim giro ;) me respondeu :

- .

E naquele "" ficou expresso uma coisa na minha mente , ninguém corre a merda de um risco, ninguém quer sair desta ilusão , foda-se a máquina é que não fez o seu propósito ! Ela está ali para nos servir e não o contrário!

Que raio de homem é este que não corre riscos, que não se testa ?

Ou seja a máquina para este tipo de gente tem razão. E se a máquina tem mais razão que estas "pessoas" vou ter que ser obrigada (para minha grande pena) a não ter qualquer respeito por elas.
:/

11 comentários:

FATifer disse...

Hum…

Parece-me que estás a tirar demasiadas conclusões ou, pelo menos conclusões demasiado gerais, de um acontecimento singular… sem querer estar aqui a defender quem não conheço mas não poderás pôr a hipótese de ele ter considerado que era um risco que não valia a pena correr?
Por mais que possa concordar que temos que nos testar para nos conhecermos e isso envolve correr riscos, não sei se, na situação que relatas, fosse algo imperativo correr esse risco…

“Ou seja a máquina para este tipo de gente tem razão. E se a máquina tem mais razão que estas "pessoas" vou ter que ser obrigada (para minha grande pena) a não ter qualquer respeito por elas.:/”

Interessante como me vejo a concordar contigo e não deixo de discordar… por um lado concordo que não devemos limitar-nos ou deixar que nos condicionem… mas por outro, será que é a máquina que eles respeitam ou a regra que ela representa? E será que é a mesma coisa?...



FATifer

I.D.Pena disse...

Pois a ti parece-te uma coisa a mim parece-me outra , isso é bom sinal.

Nada foi imperativo . E as conclusões são óbvias para mim.

Uma vez que a falha foi da empresa(CP) por não ter a máquina a funcionar em condições , acho que sim, que valeria a pena correr esse pequeninininho risco , por duas razões : primeiro , porque ele tinha uma razão para não comprar o bilhete , segundo , tinha até testemunhas .

Como seria se não houvesse multibancos ?

Passava a noite na estação?

As Regras são feitas para nos servir , e não para servir um propósito maior , pensa nisso. E depois nessas regras tem que haver sempre uma margem de erro porque nada é perfeito.

A Cp está a desempenhar um serviço , a máquina n emitiu o bilhete não por falta de dinheiro (falha do cliente) mas sim falha na máquina(responsabilidade da CP).À que destinguir as duas coisas.

Quanto ao respeito acho que merece respeito quem se dá ao respeito :)

Não levei beijos :( é o que dá falar de coisas sérias


P.S: Beijinhos

O Pilha Blogs disse...

É logico que a falha é da CP, mas agora imagina que aparece o fiscal, achas que o rapaz (independentemente de ser meio abichanado ou muito macho) consegue fazer ver ao fiscal a veracidade da história, como pode ele provar até se já está uma ou mais estações à frente... as multas não são assim tão leves como isso, é completamente compreensível a posição do moço, tal como seria a de ir sem bilhete.
Não consigo compreender a tua indignação, até dá ideia que é preconceito teu por ele ser gayzola...!
A atitude dele não me parece de todo merecedora da perda de respeito...!

I.D.Pena disse...

Bom dia pilha blogs , obrigado por me questionares , adoro quando fazem isso :P
Primeiro o rapaz não era gay , eu é que o associei ao modo de vida homosexual uma vez que não se importa de ser fodido , até te digo que ele era bem giro , e quando eu falo sobre isso é porque houve flirt entre mim e ele :).
É verdade as multas são pesadas , parece-me que é de 50 euros a 150 euros , e se chegasse a esse ponto ainda era mais fodido.
O que realmente me indigna é o facto de todos acharem que o fiscal não iria compreender, ele é humano , concertesa se usar a cabeça vai perceber que a culpa é da CP, ou seja todos estão a assumir que o homem da CP é estupido porque não compreende , no fundo quem está a ser preconceituoso não sou eu , é toda a gente que pensa que o fiscal não iria compreender :)
Mas obrigada por questionares, e pela atenção dispensada :)

I.D.Pena disse...

Quando não há formas(materiais) de provar que não se está a mentir , usa-se o instinto , concerteza sabes ler se uma pessoa está a mentir ou não, podes não ter a certeza do que te levou a essa conclusão, mas sabes (claro que isto só resulta se não fores influenciável), e não te esqueças das testemunhas, nós não o conheciamos de lado nenhum , e estávamos do lado dele , e vimos o que aconteceu , possas até podemos ir mais longe, as camaras de vigilância também estavam lá para comprovarem o que aconteceu.

Parece muito trabalho não é ?

-Para quê tanto trabalho ? Paga-se o bilhete e está a andar ... tb 2 euros a mais ou 2 euros a menos , andar mais uns metros não faz mal a ninguém , por mim tudo bem, o que não gosto é do facto de sermos obrigados a isso.

Garanto-te que se isso tivesse acontecido comigo teria sido diferente.

Uma vez que o sistema é falível não pode ser tão rígido nas suas penalizações.

Apenas estou a defender a liberdade do humano, não nos esquecamos que temos polegares que se opõem e uma mente que sonha , vive , pensa, dentro do subconsciente e do consciente. Comparando com a máquina, a nossa razão é a 3 dimensões e não a duas, porque não somos obrigados a usar uma linguagem binária, somos seres unicos com um desenvolvimento unico. Não fazemos parte de um todo na sociedade porque somos individuais na nossa capacidade de pensar.

É a minha ideia, apenas isso, não me vão queimar numa fogueira só porque ambiciono mais , ou vão ?

FATifer disse...

Começo por apresentar as minhas desculpas pela falha grave de não ter deixado beijinhos (por mais que fosse apenas um inicio de conversa devia, tens razão, desculpa!!)

Como já te disse, admiro o teu idealismo e inconformismo… explicaste bem os teus motivos e ponto de vista… continuo, no entanto, a achar que estás a ser demasiado dura com o rapaz ao achares que ele não te merece respeito.

Este assunto e todas as extrapolações que fizeste, dava um excelente conversa … mas estar aqui a escrever… desculpa-me a preguiça!

Beijinhos a dobrar (para tentar compensar a falta anterior)
FATifer

I.D.Pena disse...

Fatifer:

Vou citar o que um mestre escreveu sobre a preguiça:

" O homem tem preguiça, em geral, de pensar todo o pensável e contenta-se com fragmentos de ideias, recusa-se a uma coerência absoluta. Não leva até ao fim o esforço de entender. E, exactamente porque não o faz, toma, em relação à sua capacidade de inteligência, uma absurda posição de orgulho. Compara o pouco que entendeu com o menos que outros entenderam, jamais com o muito que os mais raros puderam perceber."

Textos e Ensaios Filosóficos -Agostinho da Silva

Disseste : "continuo, no entanto, a achar que estás a ser demasiado dura com o rapaz ao achares que ele não te merece respeito"

Isso já é outra história completamente diferente, quem merece o nosso respeito , já depende da nossa escala de valores obtidos através dos ensinamentos dos nossos progenitores e obtidos na vida não repetindo os mesmos erros.

Quanto mais velha fico menos respeito tenho pelas pessoas, podem dizer que é erro meu . E já pensei muito nisso, sobretudo valorizo um ser humano pela sua capacidade de pensar e evoluir , se não usa essas capacidades e se só contenta-se com o mínimo , concluo que essa pessoa ou é limitada ou seja estupida; Preguiçosa, não é estupida mas por alguma razão tem preguiça de pensar, ou 3º sabe dessas coisas todas, mas opta por se comparar com os menos dotados revelando então que se não usa o que tem não passa de um mal agradecido acomodado.

Mas sobretudo respeito uma opinião seja ela qual for, não dou "crédito" é a todas.

*citação*

Para aqueles que não são capazes de crer, existem os ritos; para aqueles que não são capazes de inspirar respeito por si mesmos, existe a etiqueta; para aqueles que não se sabem vestir, existe a moda; para aqueles que não sabem criar, existem as convenções e os clichés. É por isso que os burocratas amam os cerimoniais; os padres, os ritos; os pequeno-burgueses, as conveniências sociais; os galanteadores, a moda; e os actores, as convenções teatrais, os estereótipos e um inteiro ritual de acções cénicas ...

Konstantin Stanislavski
Russia, [1863-1938],

O Pilha Blogs disse...

Claro que tens razão...
Nós somos muito mais espertos que as máquinas...!
Mas pelo menos no metro do porto os fiscais são completamente insensíveis a qualquer "história" relatada pelo "infrator", e posso te dizer que já assisti a cenas de choro, baba e ranho, de pessoas com o passe mensal pago que passaram mal o cartão na maquina de validar e pimba 70 Euros e o fiscal só dizia eu compreendo a sua situação mas não posso fazer nada, vou ter que lhe passar a multa.... Não dão abevias... Depois se a pessoa quizer que reclame, ou que leve a tribunal (mas sabendo que vai gastar mais do que a própria multa só para não a paga, além de que primeiro tem que a pagar e só depois pode reclamar)...
Não é uma questão de ser covarde ou cordeiro mas uma questão de consciência económica (claro que uma pessoa com muito guito leva uma coisa dessas até ultimas instancias, mas se a massa for curta mais vale pagar logo). É a mesma coisa que seres multado por uma infracção que não fiseste mas o polícia imbicou que a cometeste, só vale a pena fincar pé se estiveres disposto a gastar bastante mais dinheiro do que o valor da multa. Podes acreditar que eu sei bem do que estou a falar.
Não estava a queimar-te na fogueira, mas sim a salvar o rapaz dela....!

I.D.Pena disse...

Eu compreendo isso tudo e é injusto e muito cansativo reclamar , mas acho que quanto mais nos habituarmos a este tipo de atitudes mais perdida está a liberdade.

Não vou queimar o miudo na fogueira , mas sim a sua atitude passiva, pois bem temos todos muita sorte por ter ainda dinheiro para tirar do multibanco e ter pessoas a quem recorrer, mas e as outras pessoas que n têm dinheiro ?

Ou essas pessoas são menos pessoas por terem menos dinheiro ?

Se elas não tem direito cumprimento nas leis, porque haverão de segui-las ?

Deveriamos eleger alguém para fazer umas novas leis, aqui vai uma ideia maluca: e se fosse uma criança com cancro em fase terminal a fazer as leis.

Não conheço pessoas mais sábias e inocentes que essas crianças.

Eu sei sou maluca , sou demente sou estranha sou diferente, mas não sou inimputável, pelo menos por enquanto.

O sistema é corrupto e exige medidas drásticas na minha opinião.
E as medidas drásticas só não são tomadas pela classe mais baixa porque eles são analfabetos e estão demasiado ocupados com filhos e trabalho.

Tenho aqui neste post os nossos direitos humanos.

http://semcenas.blogspot.com/2008/09/pela-libertao-e-conservao-da-espcie.html

Vamos deixar-nos de hipócrisias os direitos não se aplicam a gente pobre, logo não evoluimos absolutamente nada , logo essas ditas instituições são uma farsa e nem merecem voto, nem merecem consumidores.

"O sistema é antigo e não poupa ninguém, não.Somos todos escravos do que precisamos.Reduz as necessidades se queres passar bem
Que a dependência é uma besta/ Que dá cabo do desejo.E a liberdade é uma maluca /Que sabe quanto vale um beijo."

Jorge Palma - Enquanto houver estrada para andar

Enquanto houver estrada para andar eu não me vou calar :)

E quanto a tribunais portugueses pff deixem-se disso , só serve para os corruptos.

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, este sim já é mais à séria ;)

O Pilha Blogs disse...

Eu insisto, tens razão mas deves também tentar ver a razão dos outros...!

Não incluiste a primeira parte da canção "A gente vai continuar" (é a assim o nome dela) passo a relembrar...

Tira a mão do queixo não penses mais nisso
O que lá vai já deu o que tinha a dar
Quem ganhou ganhou e usou-se disso
Quem perdeu há-de ter mais cartas pra dar
E enquanto alguns fazem figura
Outros sucumbem á batota
Chega a onde tu quiseres
Mas goza bem a tua rota

(onde sublinho a frase... Mas goza bem a tua rota )

e acrescento outra canção....

Na terra dos sonhos, podes ser quem tu és,ninguém te leva a mal
Na terra dos sonhos toda a gente trata a gente toda por igual
Na terra dos sonhos não há pó nas entre linhas, ninguém se pode enganar
E abre bem os olhos,escuta bem o coração se é que queres ir para lá morar ...

(só está o refrão mas toda a cantiga tem aqui muito sentido)

I.D.Pena disse...

Conheço pilha blogs, e tu tens razão, temos todos a nossa razão , a nossa ignorância , a nossa mesquinhez porque podemos ter, ah e os outros que nem escolha têm que se lixem ;), quanto a gozar a minha rota faço o que posso e é mais do que aquilo que pensam que faço. :)